Análise da informação
O varejo farmacêutico é um mercado altamente competitivo e requer um certo conhecimento para conseguir negociar e vender bem. Nesse sentido, procure sempre se informar e se atualizar sobre o que está acontecendo no varejo farmacêutico. Dessa forma, você poderá desenhar estratégias mais alinhadas com a realidade do mercado, além de conhecer melhor o hábito de compra do consumidor e entender a sazonalidade de diferentes produtos. Receba os fornecedores com agenda, pois eles trazem informações da concorrência.
Comprar curva ABC
A curva ABC é um método de categorização de estoque que ajuda na hora de fazer as compras para a farmácia. Através do método é possível identificar com maior assertividade quais são os produtos mais importantes para a loja, de acordo com seu perfil.
Separe as Operações Logísticas das compras de grade, Faltas e encomendas.
Faça cotações ao realizar as compras para a farmácia. Para fechar o melhor negócio, é importante que você tenha uma visão assertiva das oportunidades disponíveis no mercado, conhecer o que de fato os fornecedores têm para oferecer, não apenas no quesito valor, mas também em relação ao prazo de entrega e formas de pagamento. No caso das cotações para sua farmácia, você também pode contar com sistemas inteligentes que realizam análises avançadas e facilitam a gestão de compras.
Centralize compras de Genéricos por Laboratórios
Para uma negociação mais eficiente é necessário entender o potencial de compras que a operação nos dispõe. Se tratando dos genéricos, categoria na qual é de maior giro, quanto mais centralizada as compras, maior nosso poder de negociação para com as indústrias. A Rede Universal disponibiliza relatórios de curva por indústria através do Universal 360 e B.I Gruppy. Consulte sua consultora!
Conferência de Entrada
Falta de conferência custa caro: não fazer a conferência dos produtos no ato da entrega. De nada adianta você manter a gestão do estoque em dia, seguir a curva ABC da sua farmácia, fazer cotações para fechar o melhor negócio e receber seu pedido com faturamento errado ou até mesmo receber uma quantidade menor do que a negociada. Dessa forma, a conferência é fundamental para identificar qualquer problema e prevenir possíveis prejuízos. Coloque sempre os pedidos de compra no sistema para que o conferente esteja munido de informação e não receba mercadoria que não foi solicitado e evite o retrabalho com devoluções.
Gestão de Estoques:
A gestão de estoque é uma etapa essencial para comprar bem em sua farmácia. Quando realizada de forma inteligente e consciente, a gestão possibilita uma visão ampla dos produtos disponíveis, e consequentemente, um melhor entendimento de quais são os medicamentos com mais saída, melhorando o processo de compras para a farmácia. Atualmente, existem modulo no software de loja, ativando esta ferramenta com a utilização dos leitores de códigos de barras o processo fica funcional!
Evite desperdício com estoques parados e produtos inadequados de acordo com a sua curva de demanda!