Varejo Farma Exige cada vez Mais Estratégia e Eficiência Gerencial

Como já citado em outras matérias, o varejo farma no ano de 2023 surpreendeu ao se adaptar ao ritmo pré-pandemia, mesmo com resultados positivos, porém a metade do que foi no ano de 2022.

Mas até que ponto isso evidência a necessidade estratégica e de maior eficiência gerencial e mercadológica?! 

Apesar do crescimento em R$ de 8,2% em 2023, o resultado em UNIDADES foi um pequeno crescimento de 1,1% no qual em 2022 foi de 7,8%. Em uma analise mais minuciosa por tipo de farmácia, as Farmácias chamadas Independentes, sem apoio de uma Rede, apresentaram uma involução de -4,5% mesmo com crescimento de 2,1% em R$. Mesmo com crescimento no volume de vendas (R$), foi o modelo de negócio de menor eficiência no varejo farma em 2023.

O crescimento no volume de vendas em cifras e queda em unidades evidência uma mudança na dinâmica do varejo, onde possivelmente, tais resultados foram proporcionados por mudanças na precificação. Uma precificação estratégica envolve diversos fatores de mercado, mas o que vale ressaltar, é que ser competitivo não significa ser o mais barato em todas as áreas da farmácia! Quanto maiores os descontos aplicados, menores as margens de lucros, portanto, entender as variações com apoio de especialistas é essencial para garantir melhores resultados com base na precificação.

A Rede Universal Farma disponibiliza plataformas e analises conjuntas de Price, comparando a Farmácia com seu mercado de atuação, indicando as melhores estratégias para a sua farmácia se destacar no mercado!

Converse com um de nossos consultores! 
(31) 97245-4291

Rolar para cima